Arquivo do blog

domingo, 1 de novembro de 2020

"SEDE SANTOS COMO VOSSO PAI CELESTE É SANTO"


Solenidade de todos os santos (Mt 5,1-12a)(01/11/20)


Caríssimos, a Igreja hoje celebra a solenidade de todos os santos e santas elevados aos altares, ou seja, os eleitos segundo a vontade de Deus para o louvor da Sua glória. Na primeira leitura são João nos dá a conhecer imensa multidão dos redimidos do Senhor: "Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar."


De fato, a santidade é a vontade de Deus realizada em todos os sentidos da vida, como o Senhor nos ensinou: "Sede santos como o vosso Pai celeste é Santo." (Mt 5,48). Ora, na Palavra que o Senhor fala já está o poder de se cumpri-la; Sua Palavra é criadora, redentora e realizadora da Sua vontade, quem a obedece se torna morada da Santíssima Trindade; quem não a obedece não o segue, porque não o ama.(cf. Jo 14,23-24)

.

Meditando o Evangelho de hoje vemos que Jesus nos ensina a via da perfeição que nos leva ao céu: "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus». Podemos perguntar-nos como pode ser feliz uma pessoa pobre de coração? Ora, é aquela cujo único tesouro é o Reino dos Céus."

.

"Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados». Como podem« ser felizes, aqueles que choram? São aqueles que têm a capacidade de se comover, de sentir no coração a dor que existe na sua própria vida e na existência dos outros. Eles serão felizes, uma vez que a mão terna de Deus Pai os consolará e acariciará." E assim são as outras bem-aventuranças.

.

Por fim, acompanhemos com atenção esta exortação de são Teodoro Estudita (séc. VIII): "Rejubilai, peço-vos, cidadãos dos Céus, embora exilados neste mundo; habitantes da Jerusalém celeste (cf Gal 4,26), embora banidos dos assuntos deste mundo; herdeiros do reino dos Céus, embora deserdados e não tendo parte nos prazeres terrenos!

.

Sim, meus filhos, reunidos por Deus, alimentai-vos do alimento do Espírito e bebei a água dada pelo Senhor; quem vier a possuir esta água nunca mais terá sede, pois ela será para ele uma fonte que jorra para a vida eterna (cf Jo 4,14). Mais um pouco e teremos vencido. E seremos felizes, como felizes serão chamados os locais, os pais e as pátrias que vos terão gerado (cf Lc 11,27-28).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox