Arquivo do blog

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

FESTA DA DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE SÃO JOÃO DE LATRÃO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 2,13-22)(09/11/19)


Caríssimos, hoje celebramos a festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, igreja mãe de toda a catolicidade. "Inicialmente foi uma festa exclusivamente da cidade de Roma; mais tarde, estendeu-se à Igreja de Rito romano, com o fim de honrar a Basílica que é chamada “mãe e cabeça de todas as igrejas da Urbe e do Orbe(de Roma e do mundo) e como sinal de amor e unidade para com a Cátedra de Pedro que, como escreveu Santo Inácio de Antioquia, “preside a assembleia universal da caridade”.

.

As leituras de hoje nos revelam que a Igreja não é um simples organismo humano, porque sua origem é Divina; pois, nasce das Palavras de Jesus: "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." (Mt 16,18-19). 

.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus compara o Templo de Jerusalém ao seu próprio corpo, nos mostrando com isso, que também nós somos templos vivos onde Deus habita, ou seja, somos um grande mistério do amor de Deus destinados à ressurreição, à vida eterna. Revelando isso, disse o Senhor: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada." (Jo 14,23). 

.

Ora, isso significa que a obediência ao Senhor, torna as nossas almas Templos vivos da Santíssima Trindade. São João na sua primeira carta escreveu: "Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato. Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isto se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como ele é. E todo aquele que nele tem esta esperança torna-se puro, como ele é puro." (1Jo 3,1-3).

.

Portanto, caríssimos, tratemos de amar e respeitar nossos corpos como templos santos do Senhor, para isto, meditemos com atenção esta exortação de são Paulo: "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados. Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor." (Ef 5,1-2).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox