Arquivo do blog

domingo, 8 de novembro de 2020

VIGIAI PORQUE NÃO SABEIS NEM O DIA NEM A HORA...


 Homilia do 32°Dom (tempo comum) (Mt 25,1-13)(08/11/20)

Caríssimos a liturgia deste domingo nos chama a atenção para o tema da vigilância ou preparação. No Evangelho de hoje Jesus conta a parábola das dez virgens convidadas para participar das núpcias de um noivo, cinco delas estavam preparadas com as lâmpadas acesas e óleo de reserva; as outras cinco por imprudência se esqueceram do óleo.

.

Ora, para entendermos melhor essa parábola façamos uma analogia: as dez virgens representam a humanidade convidada para as núpcias de Jesus no Reino dos céus, todos os homens e mulheres, quais as virgens da parábola, somos os convidados e já estamos à caminho; o nosso viver é o meio onde nos preparamos para esse encontro.

.

Por isso, precisamos nos perguntar, como nos preparar devidamente? Comentando sobre essa preparação, disse o Papa Francisco: "A lâmpada é o símbolo da fé que ilumina a nossa vida, enquanto o óleo é o símbolo da caridade que alimenta, que torna fecunda e credível a luz da fé. A condição para estarmos prontos para o encontro com o Senhor não é apenas a fé, mas uma vida cristã rica de amor e de caridade pelo próximo.

.

Se nos deixarmos guiar por aquilo que parece mais cômodo, pela busca dos nossos interesses, a nossa vida torna-se estéril, incapaz de dar vida aos outros, e não acumulamos reserva alguma de óleo para a lâmpada da nossa fé; e ela — a fé — apagar-se-á no momento da vinda do Senhor, ou ainda antes.

.

Ao contrário, se formos vigilantes e procurarmos praticar o bem com gestos de amor, partilha e serviço ao próximo em dificuldade, poderemos permanecer tranquilos enquanto esperamos a vinda do esposo: o Senhor poderá chegar a qualquer momento, e nem sequer o sono da morte nos apavora, porque dispomos de uma reserva de óleo, acumulada com as boas obras de todos os dias. A fé inspira a caridade, e a caridade preserva a fé."

.

Paz e Bem! 

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox