Arquivo do blog

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

ESTAMOS NO TEMPO DA MISERICÓRDIA DO SENHOR...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 15,1-10)(05/11/20)


Caríssimos existe um ditado popular que diz: "o mundo é dos espertos", em outras palavras, o mundo é daqueles que procuram levar vantagem em tudo, ou seja, tudo fazem visando os interesses pessoais, principalmente na política e nas relações comerciais em que Mamon (ganância, avareza) passou a ser o deus dos que agem assim.


Com efeito, muitas almas estão se perdendo por buscarem as vantagens deste mundo se esquecendo que tudo o que acumulam não passa de cinza, bem como Jesus nos ensinou: "Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida?" E ainda: "Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu...

Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração." (Mt 6,19-21).


No Evangelho de hoje, "os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. Em resposta o Senhor lhes contou a parábola da ovelha perdida que o Pastor vai em busca deixando as noventa e nove no redil. Ora, é assim a misericórdia do Senhor para conosco, dando sempre a graça do retorno às ovelhas que se perderam.


De fato, quando vivemos intensamente nossa comunhão com o Senhor quais ovelhas resgatadas por Ele, jamais desejamos nos afastar da Sua companhia e do Seu cuidado, bem como canta o salmista: "O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome." (Sl 22,1-3).


Por fim, meditemos com estas palavras do Santo Padre, o Papa Francisco: "Todos estamos avisados: a misericórdia pelos pecadores é o estilo com que Deus age, e a esta misericórdia Ele é absolutamente fiel: nada e ninguém poderá desviá-lo da sua vontade de salvação. Deus não descarta pessoa alguma; Deus ama todos, procura todos: um por um! Ele não conhece a expressão «descartar as pessoas», porque Ele é todo amor e todo misericórdia." (Papa Francisco, audiência geral, 4/5/16).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox