Arquivo do blog

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

O DOM DE AGRADECER...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 17,11-19)(11/11/20)

.

Caríssimos muitas são as graças derramadas por Deus em nossas almas a cada momento; porém, quantos de nós reconhecemos, louvamos e agradecemos ao Senhor por Sua bondade, por Seu Infinito amor? É justo saber receber, mas façamos isso reconhecendo que tudo o que recebemos são dádivas da Divina Providência que jamais desampara os que nela esperam e confiam.

.

Na primeira leitura, são Paulo nos exorta a respeito da maior de todas as graças que recebemos: "Mas um dia manifestou-se a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor pelos homens: Ele salvou-nos não por causa dos atos de justiça que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia; quando renascemos e fomos renovados no batismo pelo Espírito Santo, que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de nosso Salvador Jesus Cristo. Justificados, assim, pela sua graça, nos tornamos na esperança herdeiros da vida eterna."

.

Discorrendo sobre o dom de agradecer, disse o Papa Francisco: "Como é importante saber agradecer, saber louvar por tudo aquilo que o Senhor faz por nós. Muitas vezes consideramos tudo como se nos fosse devido! E isto também acontece [no nosso relacionamento] com Deus.

.

É fácil ir ter com o Senhor para Lhe pedir qualquer coisa, mas voltar para Lhe agradecer... [Nem sempre isso acontece como vimos no Evangelho de hoje.] Por isso Jesus sublinha fortemente a falta dos nove leprosos ingratos: «Não foram dez os que ficaram purificados? Onde estão os outros nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?» (Lc 17, 17-18).(Papa Francisco, homilia, 9/10/16).

.

Portanto, caríssimos, o dom de agradecer a Deus por tudo é próprio de quem o ama e reconhece de que sem Ele nada existiria e nenhum de nós seria coisa alguma. De fato, Ele nos amou primeiro mesmo sem merecermos por causa dos nossos pecados. Todavia, por sua Divina misericórdia nos assiste e nos acompanha pacientemente até que correspondamos devidamente ao seu infinito amor.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox