Arquivo do blog

domingo, 18 de abril de 2021

IDENTIFICANDO JESUS RESSUSCITADO...


 Homilia do 3°Dom da Páscoa (Lc 24,35-48)(18/04/21)


Caríssimos a invisibilidade divina é sempre algo de extraordinário, ou seja, é superior aos nossos critérios preconcebidos; porém, facilmente perceptível aos sentidos da fé que o acolhe como amor infinito, como bondade sem igual, que sustenta todas as coisas na vida, sem nada exigir além da correspondência aos seus dons para que os expressemos por nossas ações. 


Bem como atesta a segunda leitura: "Eis como sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele: aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu." (1Jo 2,3-6).


No Evangelho de hoje Jesus entra no cenáculo mesmo as portas estando fechadas, ao que os Apóstolos pensaram ser um fantasma, porém, o Senhor logo dissipou tal engano, dizendo: "Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. De fato, a razão por si mesma, é míope, pouco percebe das coisas do Senhor, porém, quando dotada da sua graça o percebe claramente e dá testemunho da sua ressurreição.


Com efeito, a fé é o dom do Espírito Santo com o qual percebemos o Senhor ressuscitado e interagimos com Ele do mesmo modo que fazemos entre nós, porém, de diferentes dimensões; da nossa parte, da dimensão natural obviamente limitada; e da parte do Senhor, de Sua dimensão eterna, que ultrapassa infinitamente a nossa finitude.


Portanto, caríssimos, eis os meios pelos quais o Senhor Jesus interage conosco a partir da Sua dimensão eterna: Sua Palavra; Sua Santa Igreja, nos Santos Sacramentos; pelos dons e as virtudes do Espírito Santo, e pela vida de oração. Destarte, peçamos ao Senhor pra sermos fiéis até o fim, pois, como Ele mesmo disse: "Aquele que perseverar até o fim será salvo."


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox