Arquivo do blog

sábado, 3 de abril de 2021

A VIDA VENCEU A MORTE PARA SEMPRE...


 SÁBADO SANTO - VIGÍLIA PASCAL (Mc 16,1-7)(03/04/21)


Caríssimos, hoje é Sábado Santo, dia em que a Igreja celebra Solenemente a Vigília Pascal, isto é, a Proclamação da Páscoa do Senhor; a Sua passagem da morte para a vida, pois, não haveria nenhum sentido de ser em toda a criação se tudo terminasse com a morte; de fato, pela fé que recebemos no batismo, não é a morte quem tem a última palavra; mas sim, o Senhor Jesus, que por Sua Ressurreição nos dá a vida eterna.

.

Com efeito, não podemos esquecer que o real sentido do viver se fundamenta na Palavra de vida eterna que o Senhor Jesus nos veio trazer da parte do Pai. Desse modo, todo nosso ser e estar no mundo encontra na prática da Sua Palavra a esperança que nos faz crescer em santidade e justiça diante de Deus que nos criou por amor e somente para amar; pois, sem essa esperança de nada valeria a vida que Ele nos deu.


Santo Amadeu de Lousana, monge e bispo (séc. XII), referindo-se à vitória de Cristo ressuscitado, escreveu: "Como diz Salomão, há um tempo para a tristeza e um tempo para a alegria (cf Ecle 3,4). A tristeza passou, chegou o tempo da alegria, da verdadeira alegria, que provém da ressurreição de Cristo.


Por ti, Ele saiu, vitorioso, do inferno, destruiu as portas de bronze, rompeu as barras de ferro, apoderou-se da fortaleza do inferno, esmagou a cabeça do dragão. Fez de teus inimigos uma carnificina imensa, lançando na fossa o príncipe dos infernos. Matou a morte e acorrentou o autor da morte.


Em seguida, retirou os seus das trevas e rompeu-lhes as cadeias, chamando as almas de todos os justos, que caminham à luz do seu rosto, exultando no seu nome; estas almas foram exaltadas na sua justiça, elas que tinham sido humilhadas pelas suas injustiças." 


Portanto, caríssimos, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Seu Santo Nome, pois, como nos ensinou São Paulo: "Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor." (Fl 2,9-11).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox