Arquivo do blog

domingo, 25 de abril de 2021

NÓS SOMOS SEU POVO E SEU REBANHO, AS OVELHAS QUE CONDUZ COM SUA MÃO...


 Homilia do 4°Domingo da Páscoa

(Jo 10,11-18)(25/04/21)


Caríssimos, neste quarto domingo da Páscoa, a Igreja celebra Jesus, o Bom Pastor; Ele que cuida de suas ovelhas dando a vida por elas, para defende-las do lobo feroz, isto é, do maligno, e da prisão do inferno. Por isso, diz: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa."


De fato, esse pastoreio do Senhor Jesus nos dá a segurança de que nos fala o Salmo 22: "O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome." (Sl 22,1-3)


Comentando este Evangelho, disse o Papa Francisco: "A segunda parte da mesma página evangélica diz-nos quais são as condições para que Jesus nos possa curar, tornando a nossa vida jubilosa e fecunda: «Eu sou o bom Pastor — diz Jesus — conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o meu Pai me conhece e Eu conheço o Pai» (vv. 14-15). 


Jesus não fala de um conhecimento intelectivo, mas de um relacionamento pessoal, de predileção, de ternura recíproca, reflexo da mesma íntima relação de amor entre Ele e o Pai. É através desta atitude que se realiza um relacionamento vivo com Jesus: deixar-me conhecer por Ele. Não me fechar em mim mesmo, abrir-me ao Senhor, para que Ele me conheça. 


Jesus está atento a cada um de nós, conhece profundamente o nosso coração; conhece as nossas qualidades e os nossos defeitos, os projetos que realizamos e as esperanças que foram desiludidas. Mas aceita-nos tal como somos, até com os nossos pecados, para nos curar, para nos perdoar; Ele guia-nos com amor, para podermos percorrer até caminhos intransitáveis, sem perder o rumo. Ele acompanha-nos. 


Abramo-nos a Jesus, para que Ele entre em nós. Uma relação mais vigorosa: Ele ressuscitou! Assim podemos segui-lo por toda a nossa vida." (Papa Francisco, Regina Coeli, 22/4/18).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox