Arquivo do blog

segunda-feira, 12 de abril de 2021

DE FATO, A HUMANIDADE PRECISA DE UM NOVO COMEÇO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Jo 3,1-8)(12/04/21)


Caríssimos quem realmente procura o Senhor Jesus para o escutar, se põe na vida como nova criatura, pois Sua Palavra renova todas as coisas nos fazendo dar frutos de justiça e santidade, visto que o nosso viver passa a ser com Ele, por Ele e para Ele. É isso o que vemos na liturgia de hoje que trata do poder da oração, do encontro com o Senhor e de como o escutar atentamente como o fez Nicodemos.


Ora, na primeira leitura a comunidade depois de ouvir o testemunho de Pedro e João rejubila de alegria e se põe em oração de tal modo que estremesse o lugar onde estavam, sinal da presença do Espírito Santo, como constatamos a seguir: "Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos, então, ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus."


Com efeito, no Evangelho de hoje Jesus mostra a Nicodemos, que o reconhece como vindo de Deus, a necessidade do novo nascimento na ordem da graça, isto é, da água e do Espírito Santo. De certo, o Senhor já lhe falava do Sacramento do batismo pelo qual nos tornamos filhos e filhas de Deus, participantes do Reino dos Céus.


Ora, mais do que nunca esse anúncio se faz urgente neste mundo, onde ao que parece está reinando o pecado; e isso o contatamos pelo resultado nefasto que ele gera, que são as tragédias que vemos se abater sobre todos, como é o caso desta pandemia; e pelo andamento dessa praga, enquanto não houver arrependimento e o abandono do pecado, tudo só tende a piorar. 


Rezemos então com o Missal Romano pedindo ao Senhor a conversão e um novo Pentecostes para toda a humanidade: "Ó Deus, Nosso Senhor, poder imutável e luz sem ocaso, olhai com bondade para a vossa Igreja, sacramento da Nova Aliança, e confirmai na paz, segundo os vossos desígnios eternos, a obra da salvação humana, para que todo o mundo veja e reconheça como o abatido se levanta, o envelhecido se renova e tudo volta à sua integridade original, por meio daquele que é o princípio de todas as coisas, Jesus Cristo vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo." Amém! Aleluia!


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox