Arquivo do blog

domingo, 11 de abril de 2021

VEDE MINHAS MÃOS E OS MEUS PÉS...


 Homilia do 2°Dom da Páscoa (Jo 20,19-31)(11/04/2021)


Caríssimos, o amor é o fundamento da vida, o amor é o próprio Deus, por isso, quem ama é feliz, porque não vive para si, mas somente para amar com Jesus nos ensinou. Ora, sem o amor de Deus, somos incapazes de amar uns aos outros, uma vez que o amor humano por si mesmo é eivado de interesses, apegos, ciúmes, egocentrismo, e o desejo mórbido de dominação; de fato, nesse tipo de "amor" não existe liberdade, mas somente abuso condicional, isto é, imposição de condições ou de vontades.


A liturgia de hoje trata do amor fraterno que nasce do amor incondicional a Deus, bem como vimos na primeira e na segunda leituras: "A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum." (At 4,32). "Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus... e todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé." (1Jo 5,1a-4b)


O Evangelho de hoje nos mostra do que o medo é capaz de fazer, ou seja, fechar-nos em nós mesmos, dando espaços para o desânimo e a falta de perspectivas; no entanto, para o Senhor ressuscitado não existe fechamento que Ele não abra, e tudo isso faz porque nos ama e para nos dar a paz, o sopro do Espírito Santo, e a missão com a qual o servimos.


Com efeito, quando nos fazemos ausentes de nossa comunidade facilmente caímos no pecado da incredulidade, e mesmo que os nossos irmãos nos relate a sua experiência com Jesus Ressuscitado, ainda assim sofremos a tentação de pedir provas matérias da fé, como vimos acontecer com Tomé.


Portanto, caríssimos, crer em Jesus Ressuscitado é acolher a sua presença em nossas almas para além dos nossos critérios físicos, psíquicos, pois, como disse o Senhor Jesus a Tomé: “Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” Ou seja, o sentido da visão física, não é o único critério para crer no Senhor, mas sim um coração aberto que o acolha e receba a Sua paz, o sopro do Seu Espírito e a missão com a qual o servimos neste mundo.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox