Arquivo do blog

domingo, 13 de março de 2022

HOMILIA DO 2° DOM DA QUARESMA...


 Homilia do 2° Dom da Quaresma (Lc 9,28b-36)(13/03/22)

Caríssimos, temos consciência da brevidade da nossa vida neste mundo, mas também por graça de Deus trazemos em nossas almas a esperança da vida eterna que Ele nos deu pela ressurreição do Seu Filho. De fato, tudo o que Deus tem revelado nas Sagradas Escrituras diz respeito ao devir, ou seja, o vir a ser eterno, e nos leva a crer ainda mais que as provações que aqui padecemos não tem proporção alguma com a glória futura que herdaremos.

Na primeira leitura ao fazer aliança com Abraão, Deus o fez a partir de duas promessas: a primeira de que ele seria pai de uma grande multidão; e a segunda de que herdaria a terra prometida, porém, o Senhor as cumpriu nos seus descendentes, pois, sabemos que Abraão não as recebeu em vida porque elas simbolizavam o que nós hoje recebemos pela fé, ou seja, a participação na sua família divina como herdeiros do Reino dos céus.

O Evangelho de hoje narra a Transfiguração do Senhor. Mas, qual é o significado desse fenômeno, e qual é a importância dele para a nossa fé? Vejamos: "Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante." Ou seja, o Senhor lhes dá a conhecer por antecipação a glória futura que herdarão, porém, faz isso para que não se escandalizem ao verem-no padecer a paixão e morte de cruz.

De igual modo, o Senhor os leva à evidência da salvação eterna pela presença de Moisés e Elias, como também os faz ouvir pessoalmente a voz de Deus advinda da nuvem que os cobriu; como outrora falava com Moisés na tenda de reunião e todo o povo contemplava a mesma nuvem certos da Sua Presença entre Eles. Sem dúvida alguma tais sinais são para nós a evidência de que Senhor permace conosco nos conduzindo para o Seu Reino.

Portanto, caríssimos, não sabemos o dia e a hora em que o Senhor Jesus nos levará para a Sua glória, porém, temos Dele o que nos prometeu: "Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais." (Jo 14,1-3). 

Destarte, a única atitude que o Senhor Jesus nos pede é que tenhamos confiança na Sua promessa, pois, a seu tempo Ele a cumprirá. De fato, como Ele mesmo disse: "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão." (Mt 24,35).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox