Arquivo do blog

domingo, 13 de março de 2022

ORAI PELOS VOSSOS INIMIGOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,44-48)(12/03/22).

Caríssimos, existe em nós um dom que contém em si o descernimento, o poder de decisão e o de se cumprir o que foi decidido, trata-se da obediência, também chamada submissão amorosa quando a usamos para amar e servir a Deus de todo coração. De fato, esse dom é tão importante para a nossa salvação que nada se compara a liberdade que ele nos proporciona ao fazermos por ele a vontade de Deus.

Porém, se usado para o mal, ele leva à escravidão psíquica, física, espiritual, tornando-se um antro de perdição e de infelicidade eterna. São Paulo nos alertando sobre esse perigo disse: "Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma." (1Cor 6,12). E acrescenta: "Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele." (Rm 8,8-9).

De fato, para exercitarmos com precisão o dom da obediência precisamos nos deixar conduzir pelo Santo Santo, pois, somente Ele nos dá a verdadeira liberdade de expressão e de ação (cf. 2Cor 3,17), como ainda nos ensina são Paulo: "De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis, pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." (Rm 8,13-14).

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus ensina os seus discípulos a respeito do perdão e da oração de intercessão por aqueles que nos perseguem, diz Ele: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!" Ou seja, de uma mesma fonte não pode sair água podre e água limpa; o ódio é água podre; o amor é água límpida, cristalina.

E continua o Senhor: "Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis?" Ou seja, não vamos deixar de amar, porque existem pessoas que não amam; nem vamos deixar de ser bons, porque uns tantos decidiram pela maldade. De certo, enquanto estivermos neste mundo sigamos fielmente na íntegra o que nos ensina nosso Senhor Jesus Cristo.

Portanto, caríssimos, a prática das virtudes eternas gera os frutos do Espírito Santo em nossas almas: "O fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei. Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito." (Gl 5,22-25).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox