Arquivo do blog

terça-feira, 29 de março de 2022

A PERSEVERANÇA NA FÉ...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 5, 1-16)(29/03/22)

Caríssimos, estamos no tempo da prova, passando pelo deserto deste mundo rumo a terra prometida, o Reino de Deus. Por isso mesmo, somos muito bem cuidados, pois, sabemos que o deserto é inóspito, mas o Senhor da nossa vida nos cuida como uma mãe cuida de seus filhos e filhas dando-lhes aconchego e proteção; desse modo, somos alimentandos por Ele com o Maná do céu, a Santa Eucaristia; e saciados com a água viva do Espírito que jorra para a vida eterna.

Com efeito, tudo o que precisamos é nos manter perseverantes no seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo, com alegria e entusiasmo, pois, estamos quase chegando na abundância dos bens eternos, que Ele tem preparado para aqueles que o amam a toda prova, como nos ensinou são Paulo: "Eis uma verdade absolutamente certa: Se morrermos com Cristo, com Cristo viveremos. Se soubermos perseverar, com ele reinaremos." (2Tm 2,11-12).

O Evangelho de hoje conta o episódio da cura de um paralítico na Piscina de Betesda, como narra são João: "Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: 'Queres ficar curado?' O doente respondeu: 'Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Jesus disse: 'Levanta-te, pega na tua cama e anda.' No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar."

De certo, o que mais nos chama a atenção nesse episódio é a perseverança desse homem que mesmo convivendo tanto tempo com tal enfermidade jamais perdeu a fé e a esperança, pois, assim que ouviu as palavras do Senhor Jesus, confiou, se levantou e foi curado de imediato. Outra coisa que nos chama a atenção é o legalismo dos Judeus, que mesmo vendo tão grande milagre o rejeitaram, por ter sido realizado em dia de sábado.

Portanto, caríssimos, tenhamos cuidado para não cairmos na tentação do legalismo e nas suas consequências, pois, a Lei de Deus nos foi dada como pedagogo que nos conduz a Cristo, e não para nos afastar dele. De fato, todo legalista é exigente com os outros, mas conivente com os próprios erros, por isso, são incapazes de amar e ser misericordiosos.

Destarte, a fé verdadeira nos une ao Senhor Jesus e o permite agir em nossa vida para nos libertar do pecado que é a causa de todos os males que nos atinge, como Ele mesmo disse ao paralítico: "Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior." Ou seja, voltar ao pecado equivale a perder o estado de graça recebido, para se deixar escravizar novamente pelo maligno.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox