Arquivo do blog

domingo, 6 de março de 2022

HOMILIA DO 1 ° DOM DA QUARESMA...


 Homilia do 1°Dom da Quaresma (Lc 4,1-13)(06/03/22)

Caríssimos, por incrível que pareça somos frequentemente tentados, pelo inimigo de nossas almas, a nos separar de Deus, porque caso caiamos em tais tentações facilmente seremos derrotados e destruídos por ele. Sem dúvida alguma, o mal é uma realidade sobrenatural que tenta nos atrair para si nos oferecendo falso prazer, falso poder e falsa liberdade, sempre com o intuito de nos separar de Deus.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto aonde foi tentado pelo maligno. São Lucas em sua narração apresenta as três tentações que mais afastam os homens de Deus e os expõe as mais terríveis perversões: o prazer fácil dos sentidos sem um santo propósito; o poder temporal não como serviço, mas como dominação, e a falsa sensação de liberdade, sem a vontade de Deus.

Com efeito, o modo como o Senhor Jesus lidou contra as insídias do maligno, nos dá a certeza de que Deus está no comando e é invencível, e a Sua Palavra posta em prática nos mantém unidos a Ele e nos faz invencíveis também; vejamos como procedeu o Senhor: à tentação do prazer fácil, respondeu: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem". 

À tentação do poder temporal malignamente exercido, respondeu: "A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’”. Ou seja, todo poder pertence somente a Deus. E por fim, à tentação da falsa fé, que consiste na falsa interpretação da Palavra de Deus, o Senhor respondeu: “A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus”. Ou seja, quem ama a Deus obedecendo os Seus Mandamentos, jamais tem dúvida da Sua proteção.

Portanto, caríssimos, fiquemos atentos ao que o Senhor Jesus nos ensina nas Sagradas Escrituras, pois nelas estão contidas todas as respostas que devemos dar às tentações que chegam à nossa mente, porque todas elas são intromissões do maligno querendo nos enganar e nos separar de Deus.

Destarte, nessa luta contra as tentações nunca estamos sozinhos o Senhor vai à nossa frente e luta bravamente conosco para nos fazer vencer todas as batalhas basta estarmos atentos em vigilante oração que é a nossa arma de combate mais poderosa juntamente com a Sua Santa Palavra.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox