Arquivo do blog

sábado, 19 de março de 2022

SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ...


 SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ (Mt 1,16.18-21.24a)(19/03/22)

Caríssimos, hoje a Igreja celebra a Solenidade de São José, esposo da Santíssima Virgem Maria e pai adotivo de Jesus. Homem repleto das virtudes que Deus lhe concedeu para acolher, cuidar, dar atenção e afeto ao seu amado Filho, que se fez homem gerado pela ação do Espírito Santo no seio virginal de Maria. Com efeito, em José, descendente do rei Davi, Deus cumpriu a promessa que havia feito ao seu pai de perpetuar o seu reino por meio da sua descendência. 

Vejamos então algumas virtudes pelas as quais Deus conduziu José no cumprimento da sua missão. Como descreveu são Mateus no Evangelho de hoje: "José era um homem justo," ou seja, cumpridor da Lei de Deus, por isso, vivia em constante sintonia com Ele; de modo que, quando a situação pareceu-lhe embaraçosa com a gravidez inexplicavel da sua noiva, mesmo sem entender, não a repudiou, mas, recolheu-se em oração para ouvir a Deus, por isso, foi visitado pelo seu anjo que o tranquilizou quanto ao que estava acontecendo.

De fato, José é o homem do silêncio e da escuta; com ele aprendemos a escutar a Deus e nos deixar conduzir por Ele para cumprirmos a missão à qual nos chama conforme os seus desígnios de amor. De certo, normalmente vemos a realidade a partir da nossa naturalidade, mas quando nos deixamos conduzir pelo Senhor, passamos a enxerga-la a partir da sua vontade, e assim realizamos o seu querer e agir para a salvação de todos.

Com efeito, José é o homem da fé inabalável e da prudência, e isso o demonstra nos momentos mais difíceis da sua vida, como por exemplo, na situação da gravidez inexplicável de Maria; pois, não a julgou e nem duvidou do que o anjo lhe revelou, mas, deixou-se envolver pelo mistério de Deus pondo em prática o que lhe fora recomendado, como o fez Abraão quando foi visitado por Deus ao confiar totalmente nas suas promessas.

Por fim, José é um homem simples, pobre e trabalhador, embora fosse descendente do grande rei Davi, não possuía bens, pois, era um simples carpinteiro da Aldeia de Nazaré. No entanto, sua riqueza se encontrava nas virtudes com as quais cumpria os desígnios de Deus. Por isso, aprendeu muito bem a renunciar a si mesmo e abir-se inteiramente à Sua Santa Vontade dia após dia cuidando de realiza-la inteiramente, tornando-se para nós um exemplo a ser seguido no cumprimento dos desígnios do Altíssimo.

Portanto, caríssimos, façamos com amor e devoção esta oração pedindo a intercessão de são José: "Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria. Deus te confiou o seu Filho Jesus; em ti Maria depositou a sua confiança; e sob tua custódia, o Cristo se fez homem. Ó Beatíssimo são José, mostra-te pai também para nós e guia-nos no caminho da vida. Obtém-nos graça, misericórdia e coragem, e defende-nos de todo mal," como defendeste a Sagrada Família de Nazaré. Amém!

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox