Arquivo do blog

sexta-feira, 11 de março de 2022

A ORAÇÃO QUE NOS LEVA AO CÉU...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 7,7-12)(10/03/22)

Caríssimos, a oração é o jeito perfeito da alma expressar a fé no seu colóquio com o Senhor, para Nele permanecer durante todo o seu percurso neste mundo até chegar ao céu. Ela é tão importante nesse encontro com Deus que todos os santos e santas de todos os tempos sempre recorreram a Ele com uma prece nos lábios vinda do mais profundo da alma, como vimos na primeira leitura em que a rainha Ester expõe as suas dores e angústias, por conta do iminente perigo da extinção do seu povo.

Desse modo, compreendemos que no dom da oração estão contidos os nossos desejos e intenções; nossos pedidos de socorro e intercessão; as nossas dores e sofrimentos, mas também nossos louvores e agradecimetos por reconhecermos que todos os bens veem somente de Deus. Na Introdução de uma parábola do Senhor Jesus sobre a virtude da perseverança, escreveu são Lucas: "Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo." (Lc 18,1).

Com efeito, a prática de algumas virtudes essenciais asseguram a eficácia da oração, são elas: a humildade, pois, como afirma são Tiago citando o livro de Provérbios: "Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes (Pr 3,34). Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará." (Tg 4,6b.10). Depois, a confiança inabalável, principalmente quando os acontecimentos parecerem impossíveis, como nos ensinou o Senhor Jesus: "Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível." (Mt 19,26).

Por fim, a reta intenção na busca da vontade de Deus, como vemos no Evangelho de hoje: "Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem!"

Portanto, caríssimos, escutemos são João Crisóstomo discorrendo sobre este dom: "A oração é venerável mensageira que nos leva à presen­ça de Deus, alegra a alma e tranquiliza o coração. Não penses que essa oração se reduza a palavras. Ela é desejo de Deus, amor inexprimível que não provém dos homens, mas é efeito da graça divina, como diz o Apóstolo: "Nós não sabemos o que devemos pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis" (Rm 8,26).

Destarte, muita atenção para a regra de ouro do ensinamento do Senhor: "Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”. Ou seja, nenhuma oração é eficaz sem a prática dessa regra, por causa da ausência da caridade fraterna.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox