Arquivo do blog

sexta-feira, 11 de março de 2022

O SINAL DE JONAS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,29-32)(09/03/22).

Caríssimos, o que é converter-se? É romper difinitivamente com o mundo do pecado, para entregar-se totalmente à vontade de Deus; porque não se converter é persistir no pecado e sob o jugo do maligno. É isto o que nos ensina o Senhor Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo." (Jo 8,34). E nos exorta: "Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos livrará." (Jo 8,31-32).

De certo, para que aconteça essa libertação se faz necessário quatro atitudes fundamentais: arrependimento sincero, confissão, penitência e conversão, para se eliminar o mal procedimento e assim aderir ao Senhor Jesus de todo o coração, como vimos acontecer com os habitantes de Nínive ao ouvirem as Palavras do Profeta Jonas. Porque somente o Senhor Jesus nos liberta do pecado e do jugo do inimigo de nossas almas.

No Evangelho de hoje a multidão pede ao Senhor Jesus um sinal para crer, no entanto, Ele a censura mostrando que a fé não é fruto de sinais e prodígios, não nasce de acontecimentos extraordinários, mas do encontro com Ele, como explicou: "Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração."

De fato, Jonas passou três dias no ventre de uma baleia para ser lançado providencialmente na praia a fim de cumprir a missão que recebera de Deus, anunciar a destruição dos ninivitas caso não se convertessem, e isso serviu de sinal para eles. De igual modo, após a sua morte de cruz, o Senhor Jesus passou três dias sepultado e ressuscitou dos mortos, servindo de sinal para que toda humanidade se converta.

Portanto, caríssimos, a fé que recebemos no batismo nos fez ressuscitar com o Senhor Jesus, bem como nos ensina são Paulo: "Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova." (Rm 6,3-4).

Destarte, a nossa conversão é um processo contínuo e só termina com o último respiro por mais santos que sejamos, por isso, todo cuidado é pouco, pois, a santidade é o estado da alma totalmente imersa em Deus, como o rio que se encontra na imensidão do mar; mas isso, somente quando não sofre desvio. De certo, mantenhamos, então, nossa vida em estado de graça pela oração, penitência e conversão, pois, o rio que se mantém sem desvio corre suavemente até chegar na imensidão do mar. 

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox