Arquivo do blog

quarta-feira, 16 de março de 2022

QUEM QUISER SER O PRIMEIRO, SEJA O SERVO DE TODOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 20,17-28)(16/03/22)

Caríssimos, quem faz a vontade de Deus neste mundo, sabe que a perseguição e a incompreensão são inevitáveis, seja veladamente ou claramente. No entanto, se pelo nosso serviço transparecemos Cristo, nada temos a temer mesmo que soframos alguma perseguição, porque é a Ele a quem servimos naqueles que ajudamos.

De fato, esse mundo é um deserto, um lugar de desafio e provação, e Deus nos prova porque nos ama e nos defende, porém, nos ensinando que somente Nele nos mantemos seguros e inabaláveis, porque sem Ele nada podemos fazer. 

De certo, quem vive na insípidez do deserto deste mundo duas virtudes são necessárias para vence-la: a paciência e a perseverança, como nos ensina são Tiago: "Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma." (Tg 1,2-4).

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus após revelar que será escarnecido, fragelado e crucificado, porém, ressuscitará ao terceiro dia, recebeu a visita da mãe de Tiago e João lhe pedindo um lugar para os filhos à sua direita e à sua esquerda no Seu Reino; ora, essa atitude dela despertou a revolta dos outros discípulos; no entanto, o Senhor lhes respondeu: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. 

Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”. 

Portanto, caríssimos, quem pensa servir a Deus buscando as glórias e as vantagens deste mundo, liberte-se logo dessa tentação; pois, o Filho de Deus humilhou-se até a morte de cruz para nos dar a salvação, nos ensinando que não existe outra via para vida eterna fora da cruz de cada dia. 

Destarte, repitamos com são Paulo estas palavras que são alento para as nossas almas: "Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo." (Gl 6,14). "Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro." (Fl 1,21).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox