Arquivo do blog

sábado, 5 de março de 2022

O CHAMADO QUE NOS LEVA PARA O CÉU...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 5,27-32)(05/03/22)

Caríssimos, os valores eternos da obediência, do amor e da justiça são para nós amparo, socorro, e a convicção de que é Deus mesmo que nos conduz por meio desses valores. Por outro lado, os valores monetários, estéticos, políticos, e todos os outros ditos humanos, são só aparentes, porque são reconhecidos apenas enquanto aqui existimos. Uma vez que, após a morte, tudo o que é aparente desaparece como fumaça que se esvai em meio a atmosfera que nos envolve.

Sem dúvida alguma, muitos buscam riqueza, poder, prazer, fama e tantas outras influências que já não teem tempo para Deus, ou seja, vivem tão ocupandos com seus interesses mesquinhos, que se esquecem que Deus é a única Fonte de vida eterna, e sem Ele ninguém é feliz. No entanto, quando caem no vazio existencial se lembram Dele, seja para pedir socorro ou renega-lo dependendo dos valores humanos e cristãos que ainda trazem em suas almas.

Com efeito, esta liturgia de hoje vem nos mostrar a necessidade de uma constante conversão, ou seja, de voltarmos para o Senhor de todo coração e segui-lo fielmente até o fim de nossos dias neste mundo. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus olha para o cobrador de impostos Levi e lhe diz: "Segue-me." O seu olhar e chamado são tão envolventes e irresistível que ele deixa tudo para segui-lo.

De certo, sentir-nos chamados pelo Senhor Jesus, como os Apóstolos sentiram, é percorrer o mesmo caminho de conversão que nos leva à conformidade com o Senhor, como nos ensina são João: "Aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu." (Jo 2,6). Em outras palavras, significa deixar o barulho deste mundo para nos manter na quietude da paz interior que o chamado do Senhor nos proporciona.

Portanto, caríssimos, o chamado que o Senhor Jesus nos faz se transforma em seguimento que é a nossa participação na sua vida divina e sua missão, de modo que, tudo o que recebemos dessa comunhão com Ele, transmitimos ao próximo, àqueles com quem convivemos e também os que estão longe. Isto é, fazer do nosso viver o Seu Evangelho vivo para que seja lido e vivido por todos que encontramos a caminho do Reino dos céus. 

Destarte, o chamado é sempre uma revelação do infinito amor de Deus por nós, um amor que não pára diante de nenhuma adversidade. O certo é que o Senhor Jesus nos chama e nos dar a graça de segui-lo fielmente num processo de conversão permanente que consiste em deixar os valores passageiros deste mundo, pelos valores eternos do Seu Reino.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox