Arquivo do blog

terça-feira, 26 de abril de 2022

BASTA OUVI-LO E SEGUI-LO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 16,15-20)(25/04/22)

Caríssimos, assim como fazemos parte da criação natural e temos consciência que ela tem fim; com a ressurreição do Senhor Jesus, a humanidade toma um novo rumo, um novo sentido eterno que nos enche de esperança com a certeza de que a morte natural não é mais o fim, mas o início da vida eterna recebida no batismo que nos fez ressuscitar com Cristo. Pois, que seria de nós sem essa graça que somente a fé no Senhor Jesus pode nos dá?

Com efeito, o viver eterno que esperamos na verdade o vivemos desde aqui pelo nosso modo de ser e estar no mundo seguindo as pegadas de nosso Senhor Jesus Cristo, como nos ensina são Pedro na primeira leitura em que nos exorta a sermos humildes de coração no trato uns com os outros; a entregar as nossas preocupações ao Senhor, pois ele cuida de nós; e a sermos sóbrios e vigilantes, pois estamos numa guerra espiritual contra o diabo, o qual devemos combater com a firmeza da fé.

De fato, fomos salvos do pecado e do poder do inferno, porém, não podemos esquecer que seguimos o Senhor Jesus pela prática da Sua Pelavra para darmos os frutos da salvação que recebemos, os quais nos identificam como seus autênticos seguidores atentos para na cairmos em tentação, como Ele nos ensinou: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26,41). Porque sem a sua graça nada podemos por nós mesmos.

Com efeito, se tem uma coisa que muito nos incomoda, é sentir a ausência do Senhor em nossas almas por nos deixar levar pelas tentações psíquicas, físicas e espirituais que sofremos, pois ao cairmos nelas sentimos um vazio interior como se a vida perdesse o sentido de ser; por isso, precisamos nos manter em oração, e se cairmos precisamos do arrependimento e da confissão para voltarmos ao estado de graça.

Portanto, caríssimos, no Evangelho de hoje o Senhor Jesus dá as últimas instruções aos discípulos antes de subir aos céus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado."

Destarte, não pensem que essa ordem do Senhor é uma imposição, mas sim, uma exortação que nos leva à conversão e à prática do sinais que a acompanha: "Expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”. Cabe a nós ouvi-lo e segui-lo fielmente.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox