Arquivo do blog

quinta-feira, 14 de abril de 2022

HOMILIA DA QUINTA-FEIRA SANTA...


 Quinta-feira Santa - Missa da Ceia do Senhor (Jo 13,1-15)(14/04/22)

Caríssimos, olhando este mundo desmoronando como se tudo fosse acabar de repente refletimos, como tudo poderia ser diferente se a humanidade tivesse deixado o pecado para acolher o Senhor Jesus como o Messias, o ungido de Deus Pai; todavia, ainda há tempo para se voltar para Ele de todo coração e acolhe-lo por meio da Sua Santa Igreja, no Sacramento da Eucaristia que é a Sua Presença Real como Fonte inesgotável da nossa salvação.

Comentando a instituição desse Sacramento, disse o Papa Emérito Bento XVI: "Sacramento da Caridade, a Santíssima Eucaristia é a doação que Jesus Cristo faz de Si mesmo, revelando-nos o amor infinito de Deus por cada homem. Neste sacramento admirável, manifesta-se o amor «maior»: o amor que leva a dar «a vida pelos amigos» (Jo 15,13). De fato, Jesus «amou-os até ao fim» (Jo 13,1).

De certo, todo o homem traz dentro de si o desejo insuprimível da verdade última e definitiva. Por isso, o Senhor Jesus, «caminho, verdade e vida» (Jo 14,6), dirige-Se ao coração anelante do homem que se sente peregrino e sedento, ao coração que suspira pela Fonte da vida, ao coração mendigo da Verdade. Com efeito, Jesus Cristo é a Verdade feita Pessoa, que atrai a Si o mundo.

No sacramento da Eucaristia, Jesus mostra-nos de modo especial a verdade do amor, que é a própria essência de Deus. Esta é a verdade evangélica que interessa a todo o homem e ao homem todo. Por isso, a Igreja, que encontra na Eucaristia o seu centro vital, esforça-se constantemente por anunciar a todos, em tempo propício e fora dele (cf 2Tim 4,2), que Deus é amor. Exatamente porque Cristo Se fez alimento de Verdade para nós, a Igreja dirige-se ao homem convidando-o a acolher livremente o dom de Deus." (Santa Missa na Ceia do Senhor, 20/3/08). 

Portanto, caríssimos, receber o Senhor Jesus na Eucaristia e pernacer Nele fazendo a sua vontade é anuncia-lo a todos com a própria vida dizendo como são Paulo disse: "Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." (Gl 2,20). 

Destarte, anunciar o Senhor Jesus é conviver com Ele interiormente e exteriormente, e anunciar o fruto dessa convivência espiritual, ou seja, transparece-lo para todos; e é exatamente isso o que a Eucaristia que nos proporciona.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox