Arquivo do blog

domingo, 3 de abril de 2022

Homilia do 5°Dom da Quaresma...


 Homilia do 5°Dom da Quaresma (Jo 8,1-11)(03/04/22)

Caríssimos, estamos em pleno êxodo rumo ao Reino dos céus; e este mundo é um deserto inóspito cheio de perigos, todavia, como nos dois primeiros êxodos do povo eleito (do Egito e Babilônia), o Senhor Jesus vai pessoalmente à nossa frente nos orientando, nos protegendo e nos capacitando para atravessarmos esse deserto com êxito até chegarmos na terra prometida da nossa salvação. Cabe a nós a fidelidade e a perseverança no seu seguimento.

Na segunda leitura são Paulo nos mostra, com o seu exemplo, como deve ser o seguimento de Cristo: "Na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele, não com minha justiça provindo da Lei, mas com a justiça por meio da fé em Cristo, a justiça que vem de Deus, na base da fé."

No Evangelho de hoje mais uma vez os fariseus tentam acusar o Senhor Jesus de algum delito contra a Lei para assim condena-lo, por isso, lhe apresentam uma mulher pega em fragrante adultério cuja sentença, segundo a Lei, era o apedrejamento. No entanto, conhecendo-os por dentro disse-lhes: "Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra."

Portanto, caríssimos, esse episódio nos mostra que nenhum de nós pode julgar quem quer que seja, porque todos somos pecadores, o que equivaleria a nos condenar a nós mesmos. Pois, o Senhor, que é Deus e Justo Juiz, veio para nos perdoar e nos dar a graça da salvação, para que recebendo a sua misericórdia sejamos misericordiosos uns com os outros. 

Destarte, isso não significa sermos coniventes com os pecados de quem quer que seja, mas sim, extirpa-los da nossa vida pela prática das virtudes eternas dentre elas a misericórdia e o perdão, como nos ensinou o Senhor: "Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados." (Lc 6,36-37).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox