Arquivo do blog

sexta-feira, 22 de abril de 2022

CONVIVENDO NATURALMENTE COM JESUS RESSUSCITADO


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 24,35-48)(21/04/22)

Caríssimos, nós nos acostumamos com as evidências naturais, cujo critério é o nosso entendimento racional, de forma que quando os acontecimentos transpõem a nossa natureza a tendência, naturalmente, é nega-los ou atribuir um conceito meramente psíquico, como sendo uma fantasia ou coisa da nossa imaginação. 

Todavia, em se tratando da fé usamos o conceito teológico de transcendência, ou seja, fenômeno que ultrapassa o nosso critério racional, mas, acreditamos porque experimentamos os seus efeitos benéficos, ou seja, não vejo não pego fisicamente, mas, o experimento pela fé. 

De certo, é isso o que significa convivermos com Cristo ressuscitado; Ele da sua dimensão eterna adentra em nossa naturalidade e se nos dá a conhecer e interage conosco pela fé como se fisicamente o víssemos e conversássemos com Ele face a face, conforme nos ensinou: "Felizes aqueles que crêem sem ter visto! (Jo 20,29).

Com efeito, no Evangelho de hoje o Senhor Jesus ressuscitado encontra os discípulos reunidos no Cenáculo, mas, como relata são Lucas: "Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma." E ainda: "Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos." ou seja, uma reação tipicamente natural.

Portanto, caríssimos, a missão da Igreja é a mesma dada pelo Senhor ressuscitado aos Apóstolos reunidos com Ele no Cenáculo: "Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

Destarte, e foi isso o que vimos na primeira leitura em que Pedro e João realizam a cura imediata de um paralítico de nascença cumprindo este mandamento do Senhor Jesus: "Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus. Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." (Mt 18,19-20).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox