Arquivo do blog

domingo, 17 de abril de 2022

HOMILIA DA PAIXÃO E MORTE DO SENHOR...




 Homilia da Paixão e morte do Senhor (Jo 18,1–19,42)(15/4/22)

Caríssimos, em nossa finitude compeendemos que a morte é um grande mistério, porém, desvendado por Cristo que não se poupou, mas por nós se entregou ao Pai para nos livrar do pecado e da morte. 

De fato, a morte nos incomoda, nos dá medo por não conhecermos o devir, o nosso vir a ser; todavia, por sua morte de cruz o Senhor Jesus nos tranquilizou ao vence-la por sua obediência e amor incondicional ao Pai. 

E tudo isso Ele fez porque nos amou até o fim e o demonstrou ao dar a sua vida em resgate pela nossa para que a morte nunca mais nos incomodasse ou gerasse medo por não conhecermos o nosso destino eterno; 

para isso o Senhor nos deu a fé, o seu exemplo de amor e obediência ao Pai que o ressuscitou dos mortos e nos deu ressuscitar com Ele; para assim vencermos esse mistério que ultrapassa as nossas forças, o nosso entendimento natural.

A Carta aos Hebreus nos ensina como o Senhor Jesus venceu a morte e os inimigos que levam à ela: "Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido pela sua piedade. 

Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve. E uma vez chegado ao seu termo, tornou-se autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem. (Hb 5,7-9). 

Ou seja, estas são as nossas armas: a obediência a toda prova, o amor incondicional ao Pai; a fé inabalável Nele, a prática da Sua Pelavra e a entrega total, como vimos nessa passagem. 

Portanto, caríssimos, o que significa para nós a morte do Filho de Deus? Significa o retorno ao estado de graça, a volta à casa do Pai, a nossa participação na natureza Divina, e a felicidade eterna no Reino de Deus. 

Pois, fomos resgatados por um grande preço, o seu sangue Redentor derramado em expiação dos nossos pecados. Desse modo, da sua imortalidade recebemos do Pai celeste a imortalidade.

Destarte, sigamos confiantes como o Senhor Jesus nos ensinou: "Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. 

Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais." (Jo 14,1-3).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox