Arquivo do blog

terça-feira, 26 de abril de 2022

BEM-AVENTURADOS OS QUE CRERAM SEM TEREM VISTO...


 Homilia do Dom da Divina Misericórdia(Jo 20,19-31)(24/4/22)

Caríssimos, Deus nos criou para sermos felizes e somente Nele alcançamos a plenitude da felicidade eterna; e essa é a nova condição que o Senhor Jesus nos dá por sua ressurreição, bem como nos ensinou são Paulo: "Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!." (2Cor 5,17.16a).

O Evangelho de hoje nos mostra o antes e o depois, as duas condições dos Apóstolos no seu convívio com Cristo, ou seja, nos mostra a sexta-feira da paixão e o domingo da ressurreição. Na primeira contemplam o seu Senhor morto e sepultado; se encontram no Cenáculo à portas fechadas, caem no vazio, perdem o entusiasmo, a esperança de ter encontrado o Messias. 

Na segunda condição, não se conteem de alegria, pois, o Senhor lhes aparece vivo interagindo com eles como nos primeiro momentos do discipulado, e assim confirma que é o Messias enviado pelo Pai; é Deus conosco tão esperado por tada a humanidade; que cumpriu as Escrituras, e agora vive e reina aqui e por toda a eternidade, como nos mostra a segunda leitura.

Com efeito, dois detalhes desse encontro são de suma importância para nós que somos seus novos discípulos: no primeiro deles, Jesus na sua condição de ressuscitado, lhes dá a paz, o dom do Espírito Santo, o poder de perdoar os pecados e os envia com a mesma missão que recebeu do Pai, ou seja, a salvação da humanidade. De igual modo, também nós recebemos essa missão ao sermos batizados. 

Num segundo momento Tomé, por está ausente da comunidade, não crê no testemunho dos outros discípulos e ainda impõe as condições para crer. Por isso, o Senhor Jesus, cheio de misericórdia, o repreendeu e mostrou-lhe as provas: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. Por sua vez, prostrado diante do Senhor, Tomé fez uma das mais belas profissão de fé desse Evangelho: “Meu Senhor e meu Deus!”

Em resposta, o Senhor Jesus estendeu a todos nós o benefício dado a Tomé, isto é, reconhce-lo como Senhor e Deus, ressuscitado diante de seus olhos: "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

Portanto, caríssimos, como ressuscidos com o Senhor Jesus convivamos com Ele como fizeram Maria Santíssima, os Apóstolos e todos os santos e santas de todos os tempos, bem como nos ensina a Carta aos Hebreus: "Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade." (Hb 13,8).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox