Arquivo do blog

terça-feira, 20 de outubro de 2020

30º Domingo Comum - Ano A

 

30º Domingo Comum

O Maior Mandamento do Discipulado

Mateus 22.34-40

 

É mais fácil amar a Deus ou amar o próximo?

Porque quem ama cumpre todos os Mandamentos?

Porque toda Lei e os profetas dependem do Mandamento do Amor?

 

30º Domingo Comum – Ano A: O Senhor nos desafia a viver o carisma principal do Evangelho: Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos. Este é o desafio para vivermos integralmente toda a Lei e os profetas. Nossa missão como Comunidade da Fé é viver estes dois princípios em todas as áreas de nossa vida. Este é o caminho de santidade.    

 

I. O que o Evangelho diz?

Os fariseus se reúnem para conseguir calar o Senhor Jesus. Eles sabiam que Jesus havia silenciado os saduceus, por isso se reuniram em conselho. 

Escolheram o fariseu mais preparado: um profissional da Lei, um jurista, um intérprete da Lei.

Como existem 613 mandamentos ou 613 mitzvot na Torá (Torá ou Pentateuco são os cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levitico, Números e Deuteronômio), o interprete da Lei, para colocar Jesus em prova pergunta (36): “Mestre, qual é o grande mandamento na Lei”?

O Senhor cita dois que estão em Deuteronômio 6.5 e Levítico 19.18.

Jesus diz que o “grande e primeiro mandamento” é: “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.”  (Deuteronômio 6.5). Demonstrando que é impossível manifestar qualquer tipo de amor verdadeiro sem este primeiro e grande mandamento. Ninguém consegue amar o próximo sem primeiro amar o Senhor.

O Senhor ensina que o segundo é semelhante a este por que caminha no mesmo trilho do amor: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo” (Levítico 19.18). 

Se a pessoa viver este dois mandamentos conseguirá praticar todos os 613; pois os outros são baseados no relacionamento a Deus e ao próximo.

Por isso o Senhor Jesus conclui (40): “Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.

  

II. O que o Evangelho me diz?

·         A meta da minha vida precisa ser o amor.

·         Preciso de Jesus em meu coração para conseguir amar a Deus com todo o coração, de toda a alma e de todo o meu entendimento.

·         Amar a Deus é o caminho que me leva a amar o meu próximo. Este é o grande e primeiro mandamento.

·         Amar o próximo é a consequência natural de amar a Deus.

·         Preciso amar o próximo como eu amo a mim mesmo.

·         Tenho amor, zelo e cuidado pela minha vida e preciso estender este amor ao meu próximo.

·         Com a pratica do amor conseguirei viver todos os mandamentos do Senhor.

·         O amor é o único caminho de santidade que funciona.

·         Minha relação com a Igreja é motivada pelo meu amor a Deus e minha relação com as pessoas é motivada pelo amor ao próximo. Este é o principio espiritual do discipulado relacional.

 

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

            Senhor. Preciso da graça do amor de Deus em minha vida. Com Jesus conseguirei viver o principio do amor e no amor conseguirei praticar e viver todos os Teus Mandamentos. Ajuda-me a amar a Deus com todo coração, alma e entendimento. Ajuda-me a amar o próximo com a mim mesmo. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

Frase da Semana: Sou chamado para caminhar no amor. Não existe outro caminho de santidade.

 

Versículo para guardar no coração: “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.”  Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.” (Mateus 22.37,38,39).

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox