Arquivo do blog

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

PARA QUE TODOS SEJAM UM...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,49-53)(22/10/20)

.

Caríssimos, esta liturgia de hoje nos põe diante de uma das passagens bíblicas de mais difícil compreensão, de tal forma que somente a sabedoria do Espírito Santo nos faz compreender o que Jesus nos diz: "Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão." Ora, na nossa pequenez como entender que "o Príncipe da paz," o Salvador da humanidade veio trazer divisão?

.

O Senhor mesmo responde à essa pergunta: "Quem não está comigo está contra mim; e quem não ajunta comigo, espalha." (Mt 12,30). Ou seja, o ideal é que todas as pessoas estivessem com Jesus para não haver divisão, mas nem sempre é assim, basta perceber que até mesmo os que dizem estar com Cristo muitas vezes pecam contra a caridade fraterna.

.

Porém, quando eliminamos o julgamento de valor de nossa mente, então entra a caridade fraterna que perdoa sempre, que ama sempre, para assim não haver divisão, como nos ensinou são Paulo: "A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1Cor 13,4-7).

.

Portanto, caríssimos, escutemos o Senhor na sua oração sacerdotal na qual nos revela o Seu desejo: "Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste.

.

Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim." (Jo 17,20-23). Destarte, os que vivem em estado de graça, isto é, em constante comunhão com Jesus nunca divide porque são habitados pela unidade da Santíssima Trindade.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox