Arquivo do blog

domingo, 4 de outubro de 2020

A VINHA DO SENHOR...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 21,33-43)(04/10/20)

.

Caríssimos nenhuma criatura é autossuficiente, isto é, não existe em si e por si mesma, porque depende sempre. Ora, somente Deus É em Si e por Si mesmo, desse modo, compreendemos que o livre arbítrio é o dom por excelência da comunhão com Deus, sem a qual ninguém é livre, ninguém é santo. De fato, a verdadeira liberdade depende da nossa permanência em Cristo Jesus como os ramos na videira.

.

Com efeito, esta liturgia de hoje nos ensina como viver na presença do Senhor dando os frutos para os quais fomos criados, isto é, ao realizarmos a Sua Santa Vontade. De fato, a fé que vivemos é a prática da vida em Cristo, e por isso, não se pode dizer-se cristã a prática de vida que não expressa Cristo. Bem como nos ensina são João: "Aquele que afirma permanecer em Cristo, deve também viver como ele viveu." (1Jo 26).

.

No Evangelho de hoje Jesus conta a Parábola dos vinhateiros cruéis, que receberam a vinha, isto é, os meios para realizarem a vontade de Deus; e no entanto, agiram perversamente, vivendo não como servos de Deus, mas como seus inimigos. De modo que o Senhor lhes disse: "O Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”.

.

De fato, o modo como vivemos expressa a vontade de Deus ou a nossa? Na Carta aos Gálatas, são Paulo, escreveu: "Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!

.

Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade,

brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei. Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito."(Gl 5,22-25). 

.

Portanto, caríssimos, a vontade de Deus perdura para sempre porque é santa; desse modo, realizar a sua Vontade em nossa vida é experimentar a máxima expressão da felicidade aqui e eternamente no céu. Bem como Jesus nos ensinou: "Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou."(Jo 6,38).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox