Arquivo do blog

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

UNIDOS A CRISTO PELO SACRIFÍCIO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 13,31-35)(29/10/20)

.

Caríssimos, o sofrimento é uma pedra de tropeço quando este advém dos pecados cometidos; mas, para nós que acreditamos em Jesus, ele é meio para aflorar as virtudes eternas presentes em nossas almas criadas "à imagem e semelhança" de Deus. Ora, Deus poderia nos salvar sem sofrimento algum; mas, por que Ele escolheu essa via como o meio mais eficaz para a nossa salvação?

.

A resposta está nestas palavras de Jesus, a Paulo: "Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força." (2Cor 12,9). E ainda na Carta aos Hebreus: "Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido pela sua piedade. Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve." (Hb 5,7-8).

.

Com efeito, um exemplo dos sofrimentos do Senhor Jesus vemos no Evangelho de hoje em que Ele sofreu ameaça de morte por parte de Heródes, ao que respondeu: "Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém."

.

De fato, o sofrimento humano é um grande mistério que só pode ser compreendido quando associado aos sofrimentos de Cristo. São Paulo na Carta aos Romanos nos aponta um futuro glorioso infinitamente superior à todos os sofrimentos que aqui padecemos: "Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada. Contanto que soframos com Cristo para que também com Ele sejamos glorificados." (Rm 8,18.17b).

.

Portanto, caríssimos, sem dúvida o sofrimento é a grande fraqueza presente em toda criação, mas é também por ele que Deus revela a Sua Onipotência Divina, por meio do Seu Filho amado, nosso Senhor Jesus Cristo, que por sua morte e ressurreição, venceu o pecado, sofrimento e a morte e nos deu a vida eterna. 

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox