Arquivo do blog

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Homilia do 30Dom do tempo comum


 

Homilia do 30°Dom do Tempo Comum (Mt 22,34-40)(25/10/20)

.

Caríssimos, quem quer seguir o Senhor segundo os próprios critérios, torna-se juíz de tudo e de todos até mesmo do próprio Deus, pondo-o à prova, duvidando do seu amor, do seu poder e de sua divina misericórdia. É isso o que vemos nessa liturgia de hoje, em que Jesus é posto à prova para saberem se realmente conhecia a lei de Deus.

.

É como se perguntasse a Deus quem criou o mundo visível e invisível. É como se o interrogasse por quê o bem e o mal existe, ou seja, duvidando que "Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos." (Ef 2,10).

.

De fato, quando os homens julgam Deus conforme o próprio raciocínio e não segundo aquele que vem da sabedoria do Espírito Santo, termina-o desprezando como se o último critério para aderir ao Seu infinito amor e vivê-lo, fosse humano e não divino. Ora, quem quer impor a Deus a própria vontade morre afundado na lama fétida do egoísmo sem jamais experimentar o Seu infinito amor.

.

Portanto, caríssimos, sabemos que o tempo passa e com ele todas as coisas presentes; no entanto, felizes são os que seguem fielmente o Senhor Jesus, pondo em prática a sua Divina Palavra, sem preocupação alguma, porque certos estão dos frutos que dão por permanecerem Nele vivendo em justiça e santidade todos os dias de tua vida neste mundo (cf. Jo 15,1-8).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria, OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox