Arquivo do blog

terça-feira, 13 de outubro de 2020

O PERIGO DE SE VIVER DE APARÊNCIAS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,37-41)(13/10 /20)

.

Caríssimos os conflitos externos que enfrentamos no dia a dia nascem dos conflitos internos que travamos dentro de nós; numa de suas admoestações são Francisco de Assis disse: "Teu pior inimigo és tu mesmo, vencer-te a ti mesmo e vencerás todos os inimigos visíveis e invisíveis." Mas isso só é possível com o auxílio da graça de Deus.

.

De fato, temos a tendência ou sofremos a tentação de vivermos de aparências e isso em tudo o que empreendemos inclusive no que diz respeito à fé. E com isso muitos se esquecem que o tempo presente nos foi dado para nos prepararmos para a eternidade que temos pela frente após a nossa morte natural.

.

No Evangelho de hoje um fariseu convidou Jesus para uma refeição na sua casa, mas logo aproveitou a ocasião para julga-lo por ter sentado à mesa sem ter lavado as mãos. Ao que o Senhor observou: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.

.

Com efeito, nessa fala Jesus nos dá a conhecer três atitudes que nos ajudam a dar um verdadeiro testemunho de fé traduzindo-a num bem para todos. Primeira, conhecer qual o real motivo de nossas ações. Que não seja para julgar o próximo. Segunda, examinarmos o nosso estado de alma para não faltarmos a caridade para com o próximo. E por fim, a prática das obras de misericórdia que cobre uma multidão de pecados (cf. 1Pd 4,8).

.

Portanto, caríssimos, viver não é apenas um ser e estar no mundo, mas, para todos os batizados é a realização do Plano de Deus para a salvação de todos, por uma vida de santidade e justiça ao pormos em prática as Palavras de nosso Senhor Jesus Cristo como testemunhas de sua ressurreição no seio da Santa Igreja.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox