Arquivo do blog

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

A LEI DE DEUS É DOM DE LIBERTAÇÃO E DE CURA


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 13,10-17)(26/10/20)


Caríssimos a vida é a arte de conviver com Deus e com os nossos semelhantes para se chegar ao céu morada de Deus com Seus filhos e filhas. Todos nós temos consciência de quanto é difícil viver num mundo onde os pecados contra Deus e contra o próximo se multiplicam assustadoramente à ponto de se tornar quase impossível a boa convivência.

.

De fato, num mundo de fofocas, intrigas e desassossegos, viver em paz é uma dádiva somente possível mediante a prática da Palavra de Deus, pois ela já traz em si o poder para ser cumprida. São Paulo na primeira leitura nos ensina a regra da boa convivência: "Sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo."

.

No Evangelho de hoje, num dia de sábado Jesus estava ensinando numa Sinagoga; e entre eles havia uma mulher encurvada pela opressão maligna. Após instruir-los Jesus a chamou para o meio e a curou expulsando dela o demônio que a mantinha oprimida. Todavia, o chefe da Sinagoga cheio de raiva o contestou, pois era sábado. No entanto, o Senhor lhes mostrou que o sentido da Lei de Deus é libertar sempre, e jamais oprimir os que a praticam.

.

Portanto, caríssimos, a prática da vida em Deus é fundamentada nas virtudes do amor e da misericórdia, bem como nos ensinou são Paulo: "Sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama. Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor." Ora, viver assim é fazer acontecer o devir eterno durante o tempo de nossa estadia neste mundo.


Destarte, nesta liturgia de hoje vemos o quanto é injusto tirar da Lei de Deus a compaixão e a caridade para vive-la como letra que oprime, tornando os seres humanos inferiores até mesmo aos animais que também merecem ser bem tratados, pois todos somos criaturas de Deus, como o Senhor Jesus nos ensinou.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox