Arquivo do blog

sábado, 24 de outubro de 2020

A FIGUEIRA ESTÉRIL...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 13,1-9)(24/10/20)

.

Caríssimos, a vida vivida naturalmente é um meio para exercitarmos as virtudes eternas plantadas por Deus em nossas almas ao criar-nos por seu sublime amor. Ora, tudo o que Deus criou é bom, belo e perfeito; mas os homens com seus pecados estão tentando disfazer o que Deus criou com tanto amor, basta olhar todo o mal que se tem espalhado neste mundo.

.

No Evangelho de hoje vemos dois acontecimentos desastrosos: o assassinato de alguns galileus por ordem de Pôncio Pilatos e o desabamento da torre de Siloé em que alguns foram esmagados; e a partir dos quais, o Senhor Jesus nos leva à uma profunda reflexão para tirarmos algumas lições para a nossa vida.

.

A primeira é esta: todo mau acontecimento tem sua origem no pecado e/ou na falta de atenção às leis naturais, humanas e divinas. A segunda: independente dos maus acontecimentos, todos morrem aos poucos, porque morrer é uma lei natural; todavia, aproveitemos cada momento e nos preparemos para o devir, isto é, o vir a ser eterno, para isso o Senhor nos chama à conversão.

.

Mas, o que é converter-se? É tomar consciência de que somos como o pé de figo dessa parábola, ou seja, criados frondosos para darmos frutos de santidade, como é o desejo de Deus, nosso Pai; porém, apesar de seus cuidados e de sua paciência para conosco se permanecermos estéreis, isto é, no pecado, certamente seremos como galhos secos que nada produzem além de cinzas.

.

Portanto, caríssimos, escutemos são Pedro: "A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos, em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo", (1Pe 1,15-16). E acrescenta: "Vós sois, uma raça escolhida, um sacerdócio régio, uma nação santa, um povo adquirido para Deus, a fim de que publiqueis o poder daquele que das trevas vos chamou à sua luz maravilhosa’ (1Pe 2,9).

.

Destarte, a graça de ser santos nos foi dada por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, porém, o pôr-la em prática cabe somente a cada um de nós, e isso se chama conversão. 

.

Paz e Bem.

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox