Arquivo do blog

domingo, 18 de outubro de 2020

A FÉ E A COMUNHÃO COM O SENHOR...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,8-12)(17/10/20)


Caríssimos, o batismo que recebemos nos uniu ao Senhor Jesus para sermos um só com Ele e formarmos a unidade do Seu corpo que é a Igreja, para assim, darmos o testemunho da Sua presença em nosso meio. São Paulo na primeira leitura sente uma grande alegria ao receber a notícia da comunhão fraterna que os cristãos de Éfeso vivam como sinal da presença de Cristo entre eles.

.

Sabemos bem que todo espírito de divisão é obra do malígno que semeia o joio da discórdia, dos falsos juízos, das calúnias e todo tipo de maldade para que não haja paz nem unidade na vivência da fé. Todavia, nesse Evangelho de hoje Jesus nos ensina duas atitudes que nos ajuda à dissipar as ações maléficas, são elas: a autenticidade da vivência da fé e do testemunho que damos da sua presença em nosso meio.

.

A primeira atitude consiste em viver a fé sem jamais nega-la; por palavras e atos no cumprimento de nossa missão, como nos ensinou são Pedro: "À maneira de filhos obedientes, já não vos amoldeis aos desejos que tínheis antes, no tempo da vossa ignorância. A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo (Lv 11,44), (1Pd 1,14-16).

.

A segunda, consiste em conhecer que o autêntico testemunho do Senhor nasce da nossa união com Ele como os ramos estão unidos à videira e dependem da sua seiva para darem frutos. Desse modo, unidos ao Senhor pela Santa Eucaristia, pela prática da Sua Palavra e a vivência da comunhão fraterna formamos a unidade do Seu Corpo, a Igreja, cujos frutos são o amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

.

Discorrendo à esse respeito, disse o Santo Padre, o Papa Francisco: "Irmãos e irmãs, todos nós somos pobres pecadores, necessitados da misericórdia de Deus, que tem a força de nos transformar e restituir esperança, e isto todos os dias. E fá-lo! E às pessoas que entenderam esta verdade basilar, Deus confia a missão mais bonita do mundo, ou seja, o amor aos irmãos e às irmãs, e o anúncio de uma misericórdia que Ele não nega a ninguém."

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox