Arquivo do blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

A FÉ QUE LIMITA O AMOR DE DEUS SE TRANSFORMA EM IDEOLOGIA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,47-54)(15/10/20)

.

Caríssimos o dom de crê nunca limita o poder e a ação de Deus que realiza a nossa salvação pela gratuidade do Seu infinito amor por meio do Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. A fé que tenta reduzir a gratuidade do amor de Deus, que tenta reduzir o horizonte da sua infinita misericórdia, se transforma em ideologia que exclui aqueles que não comungam com suas normas discriminatórias.

.

No Evangelho de hoje Jesus chama a atenção dos doutores da lei lhes mostrando o quanto é nocivo transformar a fé em ideologia, pois desse modo a vida passa a ser regida não pela vontade de Deus, mas sim pela falsa interpretação que se faz dela de tal forma que exclui da salvação eterna a maioria à quem ela se destina.

.

Discorrendo sobre esse tema disse o Santo Padre, o Papa Francisco: "É por isso que o próprio Jesus pode parecer um pouco implacável contra os doutores da lei, aos quais dirige palavras fortes, muito duras: “Vós apoderastes-vos da chave do saber, não entrastes e impedistes quantos queriam entrar, porque vos apoderastes da chave”, ou seja, da chave da gratuidade da salvação, deste conhecimento.


Com efeito, estes doutores da lei pensavam que só se pudessem salvar respeitando todos os mandamentos, enquanto quem não agia assim estava condenado. Na prática, disse Francisco com uma imagem muito evocativa, «reduziam os horizontes de Deus, tornando o amor de Deus pequeno, pequeno, pequeno, à medida de cada um de nós."

.

Por fim, disse o Santo Padre: "Far-nos-á bem perguntar-nos: creio que o Senhor me salvou gratuitamente? Creio que não mereço a salvação? E se mereço algo, é por meio de Jesus Cristo e do que Ele fez por mim? E uma boa pergunta: creio na gratuidade da salvação? Enfim, creio que a única resposta é o amor, o mandamento do amor, do qual Jesus diz que nele estão reunidos os ensinamentos de todos os profetas e toda a lei?


Daqui o convite conclusivo a renovar hoje estas perguntas. Somente assim seremos fiéis a este amor tão misericordioso: amor de pai e mãe, porque também Deus diz que é como mãe para nós; amor, horizontes amplos, ilimitados. E não nos deixemos enganar pelos doutores que limitam este amor."

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox