Arquivo do blog

sábado, 14 de dezembro de 2019

COMPREENDER SEMPRE À LUZ DA SABEDORIA DO ESPÍRITO SANTO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 17,10-13)(14/12/19)
.
Caríssimos, uma das maiores dificuldades do ser humano é lidar com as próprias imperfeições; e, muitas vezes, quando se vê diante delas a tendência é desanimar e parar de lutar contra as próprias misérias, deixando-se conduzir pelos os instintos carnais que as causam e que são totalmente fora dos propósitos divinos para a nossa salvação.
.
Normalmente quando vemos essas imperfeições nos outros ou os julgamos e condenamos ou nos escandalizamos; e com isso, nos confundimos perdendo a clareza da fé. São Paulo, tratando dessa nossa deficiência espiritual, escreveu: "Irmãos, se alguém for surpreendido numa falta, vós, que sois animados pelo Espírito, admoestai-o em espírito de mansidão. E tem cuidado de ti mesmo, para que não caias também em tentação!"
.
Ora, não podemos esquecer que a salvação em Cristo é imediata, porém, precisamos pacientemente crescer nela; e isso se dá mediante um processo de amadurecimento na prática da fé, pois, não basta dizer-se salvo, uma vez que ninguém se salva à si mesmo.
.
Referindo-se à isso, São Paulo nos exorta: "Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus." Ou seja, precisamos viver em permanente comunhão com a vontade do Senhor em todos os sentidos de nossa vida, para crescermos em graça e santidade vivendo na sua presença.
.
No Evangelho de hoje se percebe que os discípulos assimilaram bem o conteúdo das Sagradas Escrituras do Antigo Testamento, todavia, pela urgência do seu cumprimento perguntam ao Senhor como isso se dará. Ao que Ele os esclarece mostrando que a leitura desses acontecimentos deve ser feita sempre à luz da Sabedoria do Espírito Santo e não da interpretação meramente humana.
.
Em outras palavras, João é Elias à medida que ambos têm a mesma missão, revelar Cristo ao mundo para a salvação de todos.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox