Arquivo do blog

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

O SILÊNCIO SAGRADO DO CORAÇÃO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 2,13-15.19-23)(30/12/19)
.
Caríssimos, a liturgia deste dia é um alento para a nossa esperança e um reforço para a nossa fé por conta do exemplo de Simeão e Ana; o primeiro, sacerdote do Altíssimo, esperava o Justo vindo do céu; a outra, profetisa, que servia ao Senhor dia e noite no templo com jejuns e orações e de igual modo esperava o Messias para libertar o seu povo, por isso, falava dele à todos que aguardavam sua vinda.
.
Sem dúvida vivemos num mundo onde os homens buscam vantagem em tudo e como lhes convém; no entanto, ao contrário dessa mentalidade, Deus acolhe no templo Seu Filho Amado, apresentado por Maria e José com o auxílio do justo Simeão e da profetisa Ana que maravilhados cantavam as glórias do Senhor por o terem encontrado por inspiração do Espírito Santo.
.
Com efeito, conforme a Palavra do Senhor, o meio mais eficaz de encontra-lo é sem dúvida a virtude da humildade, porque essa nada atribui à si mesmo, mas somente a Deus que se dá a conhecer como lhe apraz: "Naquele mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado."
.
Caríssimos irmãos e irmãs, sigamos os exemplos de Simeão e de Ana, que não só se contentaram encontrar o Senhor; mas sim, em anuncia-lo por palavras e com a própria vida repleta da sua presença à todos que esperavam a salvação.
.
Portanto, repletos de esperança na vida eterna e movidos pelo Santo Espírito, sejamos expressão da divina misericórdia neste mundo que está como que agonizante por conta dos pecados nele cometidos. As armas à ser usadas são as mesmas de Ana e Simeão, obediência, oração, penitência e o silêncio sagrado do coração.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox