Arquivo do blog

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

SANTA LUZIA, ROGAI POR NÓS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 11,16-19)(13/12/19)
.
Caríssimos, frequentemente emitimos juízos de valor, e estes na maioria das vezes nascem das tentações que chegam à nossa mente; ora, isto ocorre por falta de vigilância e oração, pois se interrompemos nosso diálogo interior com o Senhor, facilmente permitimos e caímos nas tentações que chegam. De fato, o rio que não se mantém ligado à fonte que o gerou; seca depressa perdendo a água viva que gera nova vida.
.
Ora, os critérios da salvação humana não são humanos, são divinos, porque são vias de santidade que nos levam à perfeita comunhão com o Senhor. Aqueles que se arvoram em juízes de Deus e dos homens, caem na insensatez e em muitos outros pecados graves causando a própria ruína. São Paulo na 1ª Carta aos Coríntios, escreveu: "Por isso, não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá às claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor que merece."
.
De fato, os critérios dos insensatos nascem da estupidez e podridão que carregam na alma, por isso, ao emitir juízos afrontam a verdade, condenam inocentes; aumentando ainda mais o abismo da própria perdição. Bem como nos ensinou o salmista: "Mas bem outra é a sorte dos perversos; são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte."
.
Conclusão: Caríssimos, no Evangelho de hoje vimos que Jesus e os seus enviados constantemente sofriam perseguições por revelarem a vontade do Pai que nos conduz à vida eterna. Porém, nunca se intimidou ou abriu mão do anúncio de sua vontade, pelo contrário, Ele e os seus seguidores deram a vida por tão nobilíssima causa, como é o caso de são João Batista e santa Luzia cujo martírio celebramos hoje.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox