Arquivo do blog

domingo, 22 de dezembro de 2019

SÃO JOSÉ, ROGAI POR NÓS...


Homilia do 4°Dom do Advento (Mt 1,18-24)(22/12/19)
.
Caríssimos, mesmo que não tenhamos total consciência das constantes mudanças existenciais, elas estão sempre em curso com ou sem à nossa cooperação. De fato, a realidade natural se encontra envolvida pela realidade sobrenatural; e está sempre em constate mudança; porém, também depende das nossas de escolhas e decisões.
.
A liturgia de hoje é toda voltada para os acontecimentos que mudaram totalmente a história humana, tendo como protagonista desta mudança, o justo José, que se torna pai adotivo de Jesus ao receber essa missão do anjo de Deus que lhe apareceu em sonho e ao qual obedeceu prontamente.
.
Na primeira leitura, Deus responde ao incômodo de Acaz, por meio do Profeta Isaías, com a Profecia que anunciava a vinda do Messias, e que se cumpriu com a encarnação do Seu Filho no seio da Virgem Maria, como vimos no Evangelho de hoje. Na segundo leitura são Paulo mostra aos Romanos a solidez da vinda e dos ensinamentos de Cristo, como também a autenticidade do seu ministério como escolhido do Senhor para anunciá-lo à todas as nações.
.
Caríssimos, certa feita disse são Paulo: "É em Deus que nós vivemos, nos movemos e somos." Ora, a grande pergunta que fazemos, é: como vivemos essa condição, em estado de graça ou em pecado mortal? Com efeito, foi a condição de "homem justo" que levou José a aceitar a sublime missão de pai adotivo de Jesus, pois era um sinal de que fazia em tudo a vontade de Deus.
.
Portanto, sigamos o exemplo de São José; sejamos justos e obedientes, para cumprirmos humildemente a nossa missão de acolher Jesus e anuncia-lo para a salvação de todos.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox