Arquivo do blog

quinta-feira, 23 de abril de 2020

"A FORÇA CRIATIVA É O AMOR"


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 3,31-36)(23/04/20)
.
Caríssimos, desde o início da criação o poder sempre foi uma das maiores tentações que o ser humano sofreu e continua sofrendo; ele, para aqueles que não o enxergam como um serviço, é uma droga maléfica capaz de cegar os que lhe detém e levá-los para o mais terrível abismo onde não há salvação. Ora, é exatamente isso o que meditamos na liturgia de hoje.
.
Na primeira leitura, o Sumo sacerdote alimentava um ódio tão grande contra Jesus que nem mensionava o seu nome e ainda proibiu os Apóstolos de ensinar e realizar prodígios usando o Santo Nome do Senhor. No entanto, a resposta de Pedro foi clara: "O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador [...].
.
São Maximiliano Kolbe, antes de ser assassinado num campo de concentração nazista havia escrito: "O ódio não é uma força criativa; a força criativa é o amor." De fato, esse seu pensamento é uma inspiração divina, tendo como base o que escreveu são João: "Quem não ama permanece na morte. Quem odeia seu irmão é assassino. E sabeis que a vida eterna não permanece em nenhum assassino." (1Jo 3,14b-15).
.
Portanto, caríssimos, fiquemos atentos às tentações do ter e do poder, para que não sejamos contaminados pelo fermento dos Fariseus, que usaram do poder que detinham, não para encontrar Jesus e segui-lo; mas, para persegui-lo e tirar-lhe a vida, como também à dos seus seguidores. No entanto, Deus o ressuscitou dos mortos, e por Ele nos deu a vida eterna.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox