Arquivo do blog

quinta-feira, 9 de abril de 2020

QUINTA-FEIRA SANTA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA (Jo 13,1-15)(09/04/20)
.
Caríssimos, a quinta-feira Santa é o primeiro dia do Tríduo Pascal, nela são realizadas duas celebrações importantíssimas no calendário litúrgico da Igreja: a missa dos santos óleos com a renovação das promessas sacerdotais, celebrada pelo bispo diocesano e todo clero. E a chamada missa do lava pés, em que Jesus realiza esse profundo ato de humildade deixando-o como exemplo para os seus discípulos.
.
Com efeito, é também nesta Santa Missa, que Jesus institue o Santo Sacrifício incruento da Eucaristia e a Ordem Sacerdotal para que o celebrar em Sua Memória, como Sua Presença Real. Ora, ao participarmos destes mistérios vivemos a perfeita comunhão com Ele, o Pai e o Espírito Santo, formando o Seu Corpo Místico, a Igreja, que é a parte visível do Reino de Deus neste mundo.
.
Caríssimos, quais as lições que aprendemos do Senhor Jesus nestes dias em que celebramos o seu sofrimento e morte de cruz? A primeira delas é a de que Deus é o único Senhor de todas as coisas, e por isso, mesmo permitindo o sofrimento e a morte do Seu amado Filho, por esse Seu Sacrifício nos reconciliou consigo e nos deu a vida eterna, demonstrando assim a Sua Infinita Misericórdia.
.
A segunda lição é esta: o caminho para céu passa pela cruz e Jesus o percorreu primeiro, traduzindo-o como obediência perfeita à vontade do Pai. Por isso, nos ensinou: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.” (Mt 16,24). Ou seja, não temamos a cruz, antes a abracemos com alegria, pois o Senhor nunca nos deixa carrega-la sozinhos.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox