Arquivo do blog

sábado, 25 de abril de 2020

SÃO MARCOS EVANGELISTA, UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 16,15-20)(25/04/20)
.
Caríssimos, hoje a Igreja celebra a Festa de são Marcos Evangelista; ele foi discípulo de Pedro, de cuja pregação se fez intérprete no Evangelho que escreveu. Atribui-se a ele a fundação da Igreja de Alexandria. Também com Barnabé de quem era primo, acompanhou o apóstolo Paulo em sua primeira viagem, e depois também o seguiu até Roma.
.
Ora, a princípio, conforme vemos nos atos dos Apóstolos (cf. At 13,13), Marcos, por ser muito tímido, desistiu de continuar a viagem Apostólica com Paulo e Barnabé, retornando a Jerusalém. "Depois disto, porém, foi colaborador de São Pedro (1P 5,13), tendo-se mostrado, não apenas um autêntico cristão, mas um servidor fiel e resoluto do Evangelho. O instrumento desta mudança parece ter sido a influência de Pedro, que transformou em apóstolo o discípulo tímido e covarde."
.
A história de Marcos apresenta-nos um caso de mudança maravilhoso: a passagem da timidez a uma segurança definitiva. Com efeito, se é difícil dominar paixões violentas, ainda é mais difícil superar a tendência para o temor e o desalento, essas pequenas cadeias que paralisam alguns.
.
"Através desta história, aprendemos uma lição: pela graça de Deus, o mais fraco pode receber a força. Portanto, não devemos confiar em nós mesmos; nunca devemos desprezar um irmão que dá provas de fraqueza, nem jamais desesperar quanto à sua fidelidade, mas, pelo contrário, ajudá-lo a seguir em frente."
.
Admiremos pois, em São Marcos, uma tão espantosa transformação: «pela fé, o fraco recebeu o dom da fortaleza» (Heb 11,34). Deste modo, Marcos dá testemunho dos maravilhosos dons do Espírito Santo." (São Jonh Newman).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox