Arquivo do blog

quarta-feira, 15 de abril de 2020

JESUS E OS DISCÍPULOS DE EMAÚS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 24,13-35)(15/04/20)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, é certo dizer que em nossa finitude necessitamos da sensibilidade para nos relacionar melhor com as coisas que dizem respeito a Deus e a nós mesmos; ora, isto porque o sensível penetra facilmente nas entranhas de nossa alma nos convencendo da possibilidade de um bom relacionamento sem receio de percas ou enganos.
.
Com efeito, a liturgia de hoje começa com Deus nos sensibizando com a cura de um paralítico de nascença, dando-nos a graça de crer que Jesus está realmente vivo e atuando entre nós por meio dos seus escolhidos que em seu nome realizam os mesmos prodígios de antes de sua ressurreição.
.
No Evangelho de hoje os discípulos de Emaús acreditaram em tudo o que Jesus falou antes de sua morte e até no que as mulheres falaram a respeito de sua ressurreição, mas não foram capazes de identifica-lo à caminho de sua Aldeia quando os seguiu; foi preciso que lhes abrisse o entendimento para que ardendo por dentro compreendessem que era o próprio Senhor quem lhes falava pessoalmente.
.
De fato, e hoje como identicamos a presença de Jesus ressuscitado em nosso meio? Os discípulos de Emaús fizeram isso quando pararam para o ouvir e também na fração do pão, quando Jesus celebrou com eles a Santa Eucaristia tornando-se visível aos seus olhos, para em seguida desaparecer, permanecendo presente realmente neste Grande Mistério.
.
Portanto, caríssimos, nem tudo das coisas de Deus percebemos sensivelmente, muito embora Ele também nos comunique as suas graças desse modo. No entanto, como vimos com Pedro e João no templo, e os discípulos de Emaús, Jesus se faz sempre presente junto à nós quando realmente buscamos realizar em tudo a Sua Santa Vontade.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox