Arquivo do blog

quinta-feira, 7 de maio de 2020

A PALAVRA E A VERDADE...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 13,16-20)(07/05/20)

Caríssimos, somos agentes diretos da palavra, seja ela falada, escutada, escrita, lida, posta em prática ou não. Com efeito, Deus criou todas as coisas por Sua Divina Palavra, o Seu Verbo Eterno, Jesus Cristo, como nos ensinou são João no seu Evangelho: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito." (Jo 1,1.3).
.
De fato, a Palavra é o fundamento da vida. Por isso, podemos plenamente afirmar: "somos Palavras de Deus realizadas." No entanto, infelizmente, estamos vivendo num mundo onde a mentira se tornou a palavra da vez, e com isso, faz da verdade sua primeira vítima, sacrificada a cada instante que alguém abre a boca para mentir.
.
Na liturgia de hoje a Palavra é o agente principal e a verdade que a conduz é sua autêntica identidade; por isso, realiza em todos os sentidos a vontade salvífica de Deus. Na primeira leitura, Paulo, Barnabé e os outros discípulos proclamam o Santo Evangelho de nosso Senhor, Jesus Cristo, gerando de imediato uma grande alegria naqueles que se converteram e foram salvos.
.
Com efeito, meditando o Santo Evangelho desta liturgia, vemos que todos os gestos de Jesus são uma nítida expressão da Sua Divina Palavra e fonte de santidade para os que a ouvem com reta intenção. Desse modo, a Sua relação com os discípulos passa do gesto à Palavra, isto é, do exemplo do Mestre que se faz discípulo, revelando com isso, que o verdadeiro sentido do discipulado é o serviço.
.
Portanto, caríssimos, que a nossa boca só se abra para falar a verdade baseada no exemplo da obediência e humildade de nosso Senhor Jesus Cristo, bem como nos ensinou São Paulo: "Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." (Cl 3,17).


Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox