Arquivo do blog

sexta-feira, 29 de maio de 2020

PEDRO, AMAS-ME?


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Jo 21,15-19)(29/05/20)
.
Caríssimos, o amor é a chave que abre a porta do Paraíso, do Reino dos Céus. Uma alma que ama nada mais comporta fora do amor, porque somente o amor é o tudo que ela necessita. São João na sua primeira carta, o definiu assim: "Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele." (1Jo 4,16b).
.
No Evangelho de hoje Jesus interroga Pedro a respeito do amor que lhe devota, porém, cada pergunta vem acompanhada da missão que lhe confia e do alerta para se preparar para o que lhe acontecerá, por isso, já havia dito: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando." (Jo 15,13-14).
.
Ao comentar esse diálogo entre Jesus e Pedro, o Santo Padre, o Papa Francisco, disse: Pedro fez todo um caminho com o Senhor até chegar a esse diálogo final, e nele três frases são decisivas: “Ama-me, apascenta e prepara-te”.
.
Jesus pergunta a Pedro: «Tu amas-me mais do que a estes? Ama-me como podes, mas ama-me». E é isso «o que o Senhor pede aos pastores e também a todos nós. “Ama-me!”». Pois, o primeiro passo no diálogo com o Senhor é o amor.
.
E depois: “apascenta”. Tu és pastor, apascenta. Não uses o tempo noutras coisas. “Apascenta”. Tu és chamado a apascentar, a tua identidade é ser pastor. A identidade de um bispo, de um sacerdote, é ser pastor. “Apascenta com amor, não faças outra coisa, ama e apascenta”.
.
Seguindo o diálogo poder-se-ia dizer: «E depois, Senhor, dar-me-ás o prémio? — Sim, mas, primeiro prepara-te, porque te levarão onde tu não queres ir. Prepara-te para as provações, prepara-te para deixar tudo. Prepara-te para a aniquilação da vida. E levar-te-ão pela vereda das humilhações, pelo caminho do martírio».
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox