Arquivo do blog

domingo, 3 de maio de 2020

JESUS, BOM PASTOR...


Homilia do 4°Dom da Páscoa (Jo 10,1-10)(03/05/20)
.
Caríssimos, neste quarto domingo da Páscoa, também chamado domingo de Jesus, Bom Pastor, o Evangelho nos propõe três palavras chaves: "a porta", "o caminho" e "a voz" com às quais seguimos fielmente o Senhor até as belas pastagens do Paraíso Celeste sem medo de tropessar.
.
Como Filho de Deus e enviado por Ele para nos salvar, Jesus é a única porta pela qual entramos no seu redil, isto é, na vida eterna. Ora, e por mais que apareçam outros líderes com suas doutrinas persuasivas e aparentes poderes, como disse o Senhor: "Todos eles são ladrões e assaltantes; O ladrão só vem para roubar, matar e destruir."
.
E, para compreendermos melhor os seus desígnios salvíficos, o Senhor acrescenta: "Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora." Em outras palavras, não se entra na Glória de Deus por atalhos, porque não existe outro caminho fora de Jesus.
.
O Santo Padre, o Papa Francisco, comentando esse Evangelho, disse: Para se evitar mal-entendidos é preciso, «Conhecer a voz de Jesus! Não penseis que estou falando de uma aparição, que Jesus virá e dirá: "Faz isto". Não, não!». E então alguém poderia perguntar: «Como posso, padre, conhecer a voz de Jesus? E também defender-me da voz daqueles que não são Jesus, que entram pela janela, que são bandidos, que destroem, que enganam?».

Mais uma vez a «receita» é «simples» e prevê três indicações. Encontrarás a voz de Jesus nas bem-aventuranças». Depois: "nas obras de misericórdia, que se encontra, no capítulo 25 de são Mateus». E por fim, ao nos ensinar a rezar o Pai nosso. Portanto, se alguém ensinar «um caminho contrário à essas indicações, é um que entrou pela janela: não é Jesus!».
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox