Arquivo do blog

sexta-feira, 1 de maio de 2020

SÃO JOSÉ OPERÁRIO, ROGAI POR NÓS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 13,54-58)(01.05.15)
.
Caríssimos, hoje a Igreja celebra com muita alegria a memória de são José Operário, ou seja, a memória do humilde carpinteiro de Nazaré, apaixonado por Maria, e que pela graça do Espírito Santo, tornou-se o pai adotivo de Jesus Cristo, Filho de Deus Altíssimo, Salvador da humanidade. Era descendente do Rei Davi, juntamente com Maria, porém, sem posses, trabalhava em sua carpintaria para prover o sustento de sua família.
.
São Mateus ao relatar o nascimento de Jesus no seu Evangelho, traça um perfil de são José: "Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente.
.
Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados." (Mt 1,18-21).
.
Com efeito, o que mais chama a atenção nesse perfil de são José, é a pureza de sua alma, o não tomar decisões precipitadas, o silêncio interior, o dom de escutar a Deus e de pôr em prática o que Ele lhe falava. Também é fundamental o profundo respeito que devotava a Maria, à ponto de jamais querer culpa-la mesmo quando percebeu que estava grávida sem a sua direta participação.
.
Portanto, caríssimos, como são José, estejamos também nós abertos às ações do Espírito Santo para recebermos as surpresas de Deus e nos deixar conduzir por sua Divina Providência que leva à bom termo tudo o que em nós começou, bem como rezou o salmista: "Completai em mim, Senhor, a obra de vossas mãos." (cf. Sl 137,8).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox