Arquivo do blog

segunda-feira, 11 de maio de 2020

NÓS SOMOS MORADAS SOMENTE DE DEUS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 14,21-26)(11/05/20)
.
Caríssimos, depois que o pecado entrou na natureza humana pela desobediência dos nossos primeiros pais, entrou com ele a terrível tendência de querer "ser como Deus" ou de querer endeusar as outras criaturas. Ora, é isso o que vimos na primeira leitura; onde após a realização de um milagre como sinal da presença de Jesus, queriam endeusar Paulo e Barnabé, sacrificando-lhes um novilho.
.
Com efeito, pelo o que constatamos em nossos dias, essa terrível tendência continua ainda mais exacerbada, haja vista que os ídolos e seus adoradores se multiplicam em larga escala nos estádios de futebol, nas redes de televisão; na música; nas artes; na política; na Internet, etc. E com isso não existe mais espaço para Deus nas almas ocupadas por tais ídolos.
.
No Evangelho de hoje Jesus nos ensina que as nossas almas são moradas unicamente da Santíssima Trindade pela nossa obediência à Sua Palavra posta em prática. Diz Ele: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada." (Jo 14,23).
.
Comentando esse versículo, santa Helena de Helfta, monja beneditina (séc. XIII), escreveu: "A alma santa é, pois, um céu, cujo sol é a justiça ou o zelo de uma caridade fervorosa, cuja lua é a castidade. Não é de espantar que o Senhor Jesus tivesse escolhido habitar este Céu, sobre o qual não se contentou - como na criação dos céus materiais - em dizer simplesmente que se fizesse, mas lutou por conquistá-lo, morreu para o resgatar.
.
Assim, concluída a obra, satisfeito o seu desejo, Ele disse: «Aqui está o meu repouso para todo o sempre, aqui terei a minha morada» (Sl 131,14).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox