Arquivo do blog

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Carisma

A palavra “carisma” aparece com toda naturalidade. Está incluída na sigla CCFMC, isto é, caracteriza o nosso empreendimento universal. Este termo aparece 87 vezes nas lições, mas, em nenhum lugar, há uma explicação exata da palavra. E ainda por cima, as diferentes iniciativas planeadas para o ano do jubileu 2008/09 vão levar este título.

O que significa o termo?

É estranho que o mesmo seja utilizado hoje cada vez mais pelos meios de comunicação social. Na maioria das vezes aparece no contexto das eleições. Dizem então: o senhor, a senhora tem carisma. Mesmo dos ditadores como Hitler e Estaline dizem que tinham carisma. Pensa-se em: fascinação, o efeito que uma pessoa tem sobre o público, a impressão que deixa, força de expressão, aparência.

Originariamente, o termo significa todo o contrário: não a aparência, mas a realidade. O “carisma” é uma palavra grega e significa: donativo, dádiva, talento, capacidade fundamental. A Bíblia determina com o termo os dons do Espírito Santo, de todas as capacidades que são dadas ao ser humano – naturalmente não para ele próprio. O carisma que uma pessoa tem é para os outros. Deve servir à construção da Igreja, do Reino de Deus, dum mundo novo. Vejam só as palavras do Apóstolo Paulo (1Cor, 12-14). Cada capacidade, cada dádiva existe para construir a comunidade. De outro modo, não se compreende o carisma.

Este termo também é próprio para descrever um dom que tiveram Francisco e Clara. O que lhes foi doado pessoalmente, não lhes pertence a eles, mas só aos seus herdeiros. No entanto, também não nos pertence a nós, mas sim a todo o mundo. Por isso, escrevi no meu livro (Mit Gott im Heute, Freiburg 2000) (“Com Deus no Hoje, Freiburg 2000)(*), que também quer ser uma versão abreviada do CCFMC:

“...A Família Franciscana tem consciência de que a herança que lhe foi dada por Francisco e Clara é uma dádiva de Deus (=Charisma) para todo o mundo. Esta dádiva deve contribuir para que se possa construir o mundo novo de Deus...”

Carisma 2008/2009 : intercâmbio de idéias e impulsos / Anton Rotzetter. Disponível em http://www.ccfmc.net/wPortugues/cbcmf/bibliothek/charisma/2007_Charisma_Impulse.shtml?navid=104 acesso em 09 fev. 2009.

(*) Nota de Brasil Franciscano:
Publicano do Brasil:
Com Deus nos dias de hoje : curso básico de vida franciscana / Anton Rotetter. -- Petrópolis, Vozes, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox