Arquivo do blog

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Deixar falar o coração

Quanto mais Francisco pressente o segredo de Deus, quanto mais se retira para a sua gruta, tanto mais percebe que algo não anda bem com este mundo. Sempre quando anda pela cidade vê, diante de cada loja, em cada esquina, um mendigo. Algo não anda bem com os homens que têm de pedir. Algo não anda certo com a sociedade, que cria mendigos. É mais um sentimento do que um conhecimento.

Primeiramente, passou simplesmente por eles. Mas, pouco a pouco, a má consciência apodera-se dele. Algum tempo vira a cara – para o lado oposto da rua ou, simplesmente, em frente, para não fitar nos olhos deles. A má consciência persegue-o. Não o deixa descansar, até que ele se atreve a dar uma olhada nele. E, neste mesmo momento, está tudo claro: o coração fala, a esquerda não sabe o que faz. Sempre que chega a casa, a sua bolsa está vazia; muitas vezes também deram o cinto, que seguravam os seus vestidos. Teve de esvaziar o que tinha para as mãos vazias.

Não ouve nem sequer toma conhecimento da razão, que lhe diz que assim não se ajuda ao mendigo. Só quer ouvir a voz do coração.

Perguntas:
  1. O que diz a você o mendigo na rua? Como você reagir? Quais as conseqüências para você?
  2. O que diz ao facto de haver cada vez mais mendigos? O que tem isso a ver com a sua vida espiritual?
  3. O que diz à provocação subseqüente?
“Ao sair da igreja, um homem velho propôs-me entrar para a irmandade do Santíssimo Sacramento aconselhando-me visitar o superior desta irmandade, a quem, zeloso de pôr em relevo a influência e a dignidade do homem, chama “chefe”.... “Ah sim, então que ele é chefe, o vosso superior” – digo-lhe. “Se é assim, então a história acabou para mim. Fála-me outra vez da sua irmandade naquele dia em que um mendigo estiver à frente da mesma.”

Léon Bloy, Der undankbare Bettler (O Mendigo Ingrato), Tagebuch (Diário) de 1892-95, Nürnberg 1949.
Extraído de:
Carisma 2008/2009 : intercâmbio de idéias e impulsos / Anton Rotzetter. Disponível em http://www.ccfmc.net/wPortugues/cbcmf/bibliothek/charisma/2007_Charisma_Impulse.shtml?navid=104 acesso em 09 fev. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox